Clientes / Experiências na Implementação

trabalho remoto banco do brasil brasilcap

Por conta das dificuldades crescentes de mobilidade urbana na cidade do Rio, e da aproximação das Olimpíadas, a BrasilCap (empresa do setor financeiro com participação acionária do Banco do Brasil) lançou um programa de gestão de mudança que inclui – entre outras ações – a possibilidade de trabalho home office para seus colaboradores. O Instituto Trabalho Portátil auxiliou a empresa na implementação deste projeto através de palestra motivacional, conteúdo didático e treinamentos. A consultoria abrangeu a fase de engajamento incluindo palestra de sensibilização de lideranças, envolvidos no projeto e demais colaboradores, capacitação de líderes portáteis, capacitação dos participantes do projeto e criação de guideline do projeto e vídeo-aulas, conteúdo customizado a partir de informações coletadas com coordenadores do projeto, gestores e equipe remota.

somos educação abril educação trabalho remoto

O case vencedor do prêmio Aberje na categoria "Comunicação e Relacionamento com o Público Interno" contou com a consultoria do Instituto Trabalho Portátil. A partir da necessidade de transferir 800 funcionários de um prédio do grupo Abril que seria desativado, surgiu a demanda por um programa de trabalho remoto na empresa. As gestoras de RH da Abril Educação, Rosana Bonato e Márcia Pádua, foram capacitadas pelos consultores do ITP, André Brik e Marina Sell Brik, através de vídeoconferências ao vivo. O conteúdo da capacitação abordou desde a infra-estrutura beasica para ter um home office até a implementação do sistema de free address, onde a estação de trabalho é compartilhada. Os materiais também previram os principais desafios e as soluções para a implementação do trabalho remoto. O programa MUDE - Faça Acontecer foi um sucesso, resultando no prêmio, em mais economia para a empresa e na melhoria dos índices de satisfação interna.

banco votorantim trabalho remoto

Implementação de piloto em trabalho remoto para mais de 600 pessoas com o objetivo de reduzir o espaço físico de escritórios, unificando as operações em um prédio. Os gestores do programa estabeleceram que cada área decidirá quais funcionários ou quais setores serão elegíveis ao home office e providenciaram condições de infra-estrutura para o melhor funcionamento do programa. O Instituto Trabalho Portátil auxiliou o Banco Votorantim neste projeto através de workshops para líderes e liderados, além da confecção de um guideline para colaboradores remotos e seus familiares.

trabalho remoto schneider electric

Com o objetivo de reduzir seus espaços de escritório, a Schneider Electric lançou um projeto de change management que inclui a implementação de trabalho remoto combinada com o compartilhamento de estações de trabalho. Para iniciar o programa de implementação de trabalho remoto, o Instituto Trabalho Portátil realizou eventos de capacitação e treinamento na forma de workshops para os participantes do programa, entre gestores e colaboradores remotos. Após estes treinamentos, foi realizada a transferência do conhecimento pela empresa de consultoria para a área de Recursos Humanos da Schneider Electric, que passará a fazer a multiplicação e expansão do projeto aos novos participantes do programa.

grupo boticario eudora trabalho remoto

O crescente mercado de vendas diretas no Brasil enfrenta o desafio de treinamento e capacitação dos revendedores para que atuem de maneira mais produtiva como autônomos. Considerados empreendedores, precisam ter conhecimento de boas práticas e técnicas para gerar bons negócios. Por isso os consultores do Instituto Trabalho Portátil foram convidados para participar de uma iniciativa entre o Grupo Boticário (representando as marcas O Boticário e Eudora) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), para gerar conteúdo de qualidade para este público. O objetivo principal foi a capacitação e treinamento dos profissionais que trabalham com vendas diretas de produtos cosméticos. Com foco no tema "organização do tempo e do espaço do trabalho em casa", o conteúdo foi gravado e transmitido na forma de entrevistas em vídeo com os consultores André Brik e Marina Sell Brik.

Levantamento Detalhado dos Cases

trabalho remoto ticket

Uma das áreas onde o trabalho remoto é amplamente aplicado é a de vendas, ou departamento comercial. Os profissionais desta área dedicam grande parte do seu tempo útil em visitas aos clientes. Isso significa que utilizam muito mais a estrutura de trabalho móvel - como o trabalho realizado em hotéis, cafeterias, aeroportos - do que o escritório da empresa. Ciente desta demanda e com o objetivo de otimizar sua estrutura, a Ticket foi uma das empresas pioneiras no Brasil a implementar um programa de trabalho remoto. No ano 2000 a diretora de RH Edna Bedani coordenou o programa de trabalho remoto com foco em home office. A equipe comercial recebeu treinamento e a empresa reestruturou a gestão dos colaboradores para esta nova realidade. O resultado foi extremamente positivo, pois organizou e consolidou uma prática já realizada na área comercial. A Ticket alcançou um aumento de 40% nas vendas e 70% na receita.

trabalho remoto volvo

Estabelecer uma relação de confiança com o colaborador faz parte do DNA da Volvo. A empresa de origem sueca não encontrou dificuldades para implementar a cultura do trabalho flexível no Brasil, cuja sede fica em Curitiba. Grande parte dos executivos da empresa contam com mais de dez anos na casa e esta relação madura de trabalho foi um facilitador para a aplicação do programa de jornada flexível. O approach mais humanista da empresa permitiu a implementação do programa de licença-maternidade estendida, onde ficou estabelecido que a funcionária pode trabalhar por meio-período em home office até que o bebê complete um ano de idade. Esta abordagem garantiu maior satisfação das colaboradoras e maior comprometimento com a empresa. Na mesma linha, todos os gerentes contam com a possibilidade de trabalhar com jornadas flexíveis, uma vez que a empresa foca na gestão por resultados e conta com softwares e sistemas seguros para o trabalho remoto. A gestora de RH Sônia Gurgel foi responsável pela implementação da licença-maternidade estendida.

trabalho remoto cisco

Mobilidade e flexibilidade fazem parte da cultura das empresas de tecnologia. O segmento de TI é um dos que mais pratica o trabalho remoto e o case da Cisco do Brasil ilustra bem este caso. A empresa conta com 300 colaboradores, mas o escritório em São Paulo só comporta 100. Desde o primeiro dia de trabalho o colaborador já pode realizar sua função remotamente. Para isso, recebe os devices e aprende sobre os sistemas de gestão e comunicação remota que a própria empresa comercializa, como o Webex. Silvio Paccielo, diretor de RH, e Marcelo Ehalt, diretor de engenharia, praticam o trabalho remoto e também gerenciam suas equipes em home office ou em trânsito. Já faz parte da cultura da empresa esta mentalidade e também o que chamam de plataforma de confiança. O gestor tem plena confiança na equipe e sabe que cada colaborador vai entregar o que é esperado dele, mesmo o gestor não estando presente fisicamente. A plataforma de confiança é amparada pela plataforma tecnológica, especialidade da Cisco. Esta mesma política é aplicada em todos os escritórios da Cisco ao redor do mundo e é sinônimo de um ótimo retorno, tanto financeiro quanto motivacional.

trabalho remoto mondelez

O trabalho remoto já é praticado em diversas empresas entre os profissionais em cargos de confiança, como executivos e diretores. Porém, a ampliação desta prática para outros cargos está se tornando cada vez mais comum, uma vez que gera excelentes resultados. Sabrina Bindo, coordenadora de Atração de Talentos & Diversidade da Mondelez International, buscou recursos e capacitações para embasar esta ampliação na empresa. A implementação do trabalho em home office teve como base a confiança no colaborador e foco na melhoria da qualidade de vida. Esta política também se enquadrou nas metas de crescimento da organização, já que a Mondelez International pretende ampliar seu quadro de colaboradores sem ter que aumentar sua estrutura física.

trabalho remoto bosch

A aplicação de programas de trabalho remoto em empresas multinacionais é mais comum, porém isso não significa que eles não devam sofrer adaptações locais. Foi este o caso da Bosch do Brasil. A empresa de origem alemã adaptou sua política de trabalho flexível para a realidade brasileira, obedecendo especialmente as questões trabalhistas nacionais. A partir da análise dos programas realizados em outras sedes do mundo, Karina Ude, gestora de RH Corporativo da Bosch, adaptou as práticas para a realidade brasileira e implementou o programa em 2013, com o auxílio de sua equipe. O programa de Jornadas Flexíveis conta com quatro modalidades para se adequar aos diferentes perfis profissionais na empresa. Com isso, a Bosch pode contar com a expertise de um especialista com PhD, por exemplo, que só possa trabalhar por meio-período e em home office. Desta forma, a empresa ganha com a diversidade de talentos e com a sinergia de diferentes gerações, cada qual trabalhando da forma que melhor se adapta ao seu perfil.

trabalho remoto gol linhas aéreas home office

Hoje não faz mais sentido as empresas terem que arcar com grandes espaços imobiliários para abrigar equipes que podem trabalhar remotamente. Um caso onde o trabalho remoto está sendo amplamente aplicado é o de teleatendimento. Com o equipamento adequado e treinamento presencial e virtual, o profissional de teleatendimento pode trabalhar perfeitamente em home office. Foi exatamente isso o que aconteceu com o departamento de teleatendimento da GOL Linhas Aéreas. Desde 2009, mais de 500 profissionais trabalham home-based. Cecilia Visconti, gerente de Inteligência de Atendimento da GOL, foi responsável pelo programa que hoje é um case de sucesso. Para tanto, foi preciso planejar a implementação em etapas e adequar as rotinas de trabalho, assim como a base legal disponível e a tecnologia para implementação do programa. Pesquisas internas mostram um aumento na satisfação dos funcionários em home office e também dos clientes atendidos por eles.

trabalho remoto amgen

Partindo do princípio de que o trabalho é uma atividade e não um local, a telemedicina e outras áreas adjacentes têm utilizado cada vez mais o home office como local principal de trabalho. Foi o que aconteceu na Amgen, empresa californiana de biotecnologia, que conta com vasta equipe médica trabalhando com laudos e análises a partir dos seus escritórios em casa. No Brasil, a empresa conta com escritório em São Paulo, onde a equipe se reúne sempre que necessário. Porém, grande parte das interações é realizada virtualmente, especialmente em videoconferências com outros países. Através do trabalho remoto, os profissionais ganham muito em produtividade, já que conseguem se concentrar melhor em home office, sem interrupções de colegas. Quando existe a necessidade de interação ou reuniões entre os integrantes, é agendado o encontro na sede da empresa. Paula Guimarães Sá, Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Amgen, por exemplo, se divide entre o trabalho em Brasília, onde reside, e São Paulo.

Que tal falarmos?

Rua Pedro Nolasko Pizzatto, 251    |    Curitiba    |    PR    |    (41) 3339.8639    |    (41) 99115.8152    |    (11) 96300.1830

contato@trabalhoportatil.com.br

Copyright 2017   |   Instituto Trabalho Portátil   |   Todos os Direitos Reservados